segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - "AVESTRUZ" - Mário Prata
 
Público alvo - 6º e 7º anos
 
PROFESSORA  CURSISTA - DANIELE NASSIF ORTOLANI POLLINI
 
 
ANTES DA LEITURA:
Conceito de animal de estimação e levantamento dos tipos;
Desenho dos animais de estimação dos alunos - montagem de painel;
Tabela dos animais de estimação orientada pelo professor;
Orientação aos alunos - pesquisa na internet sobre avestruz;
Discussão - O avestruz pode ser um animal de estimação?
 
DURANTE A LEITURA
Leitura em duplas onde um aluno ajuda o outro;
Leitura compartilhada com inferências;
 
DEPOIS DA LEITURA
Desmontar o painel de desenhos, colocar numa caixa e sortear entre os alunos;
Cada aluno faz a descrição a partir do desenho que pegou;
Montar novamente o painel só com as figuras;
O aluno lê em voz alta a descrição, a classe tenta descobrir no painel a qual animal se refere e cola-se a figura ao lado da descrição;
 
 

Um comentário: